Muitos associam viver de música ao glamour. Show, prêmios, turnê mundial e tudo mais… Faz parte de um segmento da profissão, mas ser músico é muito mais que isso.
Viver de música é como viver de qualquer profissão. Você precisa ter uma boa formação e trabalhar duto para se ter uma renda por meio deste ofício. Não existe somente um caminho pra viver, como ter uma banda de sucesso, por exemplo.
Ao ingressar em um conservatório, ou faculdade procure ser bom no instrumento que você toca. Seja frequente nos estudos, seja uma pessoa responsável nas aulas. Você será constantemente observado e as pessoas (até professores) podem ter alguém com quem contar. Já vi grandes profissionais da música, que são professores, chamarem alunos para algum trabalho. Invista no seu networking: Associe-se com pessoas melhores que você, pois com certeza o crescimento profissional virá.
Muitos profissionais complementam sua renda sendo professores (presenciais, ou on-line) e até seguindo a área acadêmica sendo professores de curso superior, com mestrado e doutorado. Você pode acompanhar músicos em shows, tocar na noite, ser um músico de estúdio. Se pensa em investir em um trabalho autoral, terá que se desdobrar mais ainda sendo um produtor musical e podendo aprender a lidar com a música por trás da cortina do palco como gravar, captar áudio, mixagem e masterização, além de você ser o vendedor do seu próprio trabalho. A internet tem sido uma grande ferramenta para o músico montar seu trabalho e formar seu próprio público.
Portanto, é uma profissão que exige muita força de vontade, amor, dedicação e responsabilidade (pontualidade, compromisso e profissionalismo). Quem tem paixão pelo que faz e é determinado, chegará longe e será bem sucedido!