Já diz a máxima: “Quem canta seus males espanta”, não é verdade? Recebemos diariamente algumas dúvidas sobre o Canto, e uma delas que mais lemos é: “tenho idade X. Posso ainda iniciar um curso de Canto?”
Muitas vezes por falta de informação, o indivíduo acaba enterrando seu sonho e por consequência frustra-se por ver muitas pessoas mais jovens que ela estudando música. Há também quem diga que para cantar precisa ter uma boa voz. Será que isso é verdade?
Temos uma ótima notícia para você que está neste dilema: A idade não é um limitador para você começar a cantar. Porém, o que limita são as outras coisas que precisamos fazer no dia, por conta da idade e para você cantar, precisa de muito treino. O talento ajuda muito, mas com prática e dedicação, é possível passar por cima de todas estas questões.
Desde as músicas de chuveiro até numa apresentação pública, cantar é algo natural. O canto nos acompanha mesmo antes de nascermos quando ouvimos nossa mãe cantar as clássicas cantigas. Da mesma maneira que o corpo se desenvolve, com a voz acontece a mesma coisa. Há um período de transição entre a voz infantil e a adulta. A mudança é bem visível e engraçada também principalmente entre os meninos.
Independente da idade, o canto abrange mais técnica que a voz em si e é possível alcançar bons resultados. Para as crianças, aulas iniciais de musicalização e apresentações em palco ajudam muito no aprendizado. No caso de um adulto, o fator determinante será a dedicação. As bases fundamentais para se cantar bem são afinação e ritmo. Cantar é muito bom e só nos traz benefícios como respiração, melhora na relação interpessoal, ajuda no humor, acalma, e trabalha nossa autoestima.
Ainda acha que sua idade te atrapalha de cantar?